segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DEUS SEMPRE CURA POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO? PARTE I




Graça e Paz sejam multiplicadas a todos meus irmãos em Cristo, participantes da herança em Cristo (EF 1:18), membros do Corpo de Cristo contra qual o inferno não pode prevalecer (Mateus 16:18).
Tenho ouvido no meio do povo de Deus muitas discussões e teorias  à respeito de Cura.


Muitos defendem que:


• Deus cura por Cristo quando é da vontade dEle, e que essa vontade depende de pessoa para pessoa.
• Cura se recebe quando a pessoa é agraciada por essa vontade, algo exclusivo.
• A pessoa atingiu um nível de fé que permitiu que Deus a curasse.
• A pessoa se consertou do pecado e Deus pode curá-la. Logo o pecado impede a cura.
• É direito do cristão a cura, pois Jesus conquistou isso na cruz.
• É pela fé do pregador ou de quem estiver orando que a cura se manifesta.
• É pela manifestação do Dom de Cura concedido pelo Espírito Santo.
• É pela misericórdia de Deus.
• É direito do cristão, pois quem põe a doença é o diabo e Cristo nos deu autoridade pelo seu Nome para curar os enfermos (exigir que o diabo saia e a pessoa seja curada).
• Exigir a cura é colocar Deus na parede, afinal Ele não tem obrigação de curar ninguém, pois já nos deu a salvação eterna em Cristo.
• As curas cessaram afinal Deus já deu inteligência aos médicos.


Não quero criticar denominações e suas formas de crer, mas eu entendo que todo cristão deva se apegar principalmente ao que diz a Palavra de Deus. Para isso, temos que entender o que o Velho e Novo Testamento dizem a respeito de curas:
(Isaías 53:4) - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
(Isaías 53:5) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


Veja que as escrituras no Velho Testamento nos promete que a cura seria uma realidade: Seríamos sarados, completamente curados. Hoje temos isso disponível através de Jesus Cristo, afinal Ele foi quem tomou sobre si nossas enfermidades. Vejam:
(Mateus 8:17) - Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele TOMOU sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.


Veja que a Palavra nos garante que Ele TOMOU, LEVOU. Está feito, consumado, pois Jesus MORREU na Cruz para que também fossemos curados. Mas há quem diga que
essa cura não é física, mas vemos Jesus durante seu ministério terreno não curando pessoas apenas espiritualmente e sim de doenças no corpo (CEGOS, COXOS, FLUXOS DE SANGUE, ETC.). Teria Ele mudado após ter consumado nossa salvação na cruz? Ei, Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente!(Hebreus 13:8) Ele não mudou!
Mas irmão, já vi várias pessoas, que até sabem disso, e não recebem sua cura. Jesus nos ensinou algo que faz com que seu poder se manifeste em nós: A FÉ!
Sei que muitos criticam o suposto movimento da fé, MAS ESSE NÃO SERIA O PRÓPRIO MOVIMENTO DE JESUS? Amados, a religião prende as pessoas a ensinos que não as
deixam avançar no que Deus tem de melhor, afinal Ele é uma fonte inesgotável!
A Palavra nos diz que o povo sofre por falta de conhecimento (Oséias 4:6), que se conhecermos a verdade, ela nos libertará e seremos livres (João 8:32).
Jesus nos ensinou, até mesmo através de suas curas terrenas, que a fé é a forma de alcançarmos as bênçãos que Ele é capaz de fazer. Jesus por acaso é LIMITADO?


Vejam as passagens que Jesus valoriza a ação da fé:
(Mateus 9:22) - E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.
(Mateus 9:29) - Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.


Jesus via fé! Veja que fé é algo perceptível:
(Mateus 9:2) - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.


Jesus não aprovou a dúvida ou pouca fé:
(Mateus 14:31) - E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?


Eu convido a todos a pesquisarem mais passagens na Palavra que validam essa vontade de Deus que é ter fé para experimentarmos tudo o quanto Ele tem pra nós!
Temos que ter o entendimento pleno do que é ter fé:
(Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento (certeza) das coisas que se esperam (promessas pela palavra), e a prova das coisas que se não vêem (mesmo que
eu ainda não veja).


Jesus nos curou, levou nossas enfermidades. Você tem fé pra isso? Mas irmão, eu ainda estou doente, estou vendo o exame, sentindo os sintomas. Ainda que você veja a sua doença com seus olhos naturais, o que a palavra diz é que VOCÊ É CURADO, DEUS OLHA E TE VE CURADO, o que fazer? Fique com a palavra e declare com fé que você é curado, porque é o que a Palavra diz que você é! Você é curado:
(II Corintios 4:13) - E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.


Amados, isso não é evangelho místico de confissão positiva. É o que a Palavra nos pede para fazer! Devemos abrir nossa boca em relação ao que cremos. Cremos
que por Jesus somos curados ainda que não estejamos vendo e ASSUNTO ENCERRADO! Não somos guiados por vista e sim por fé (II Coríntios 5:7). Perseverando nessa prática de falar a Palavra de Deus a nosso favor, como evidência de nossa fé, certamente receberemos!
Muitos devem estar pensando: Mas isso é mentira, não estou curado. Mas te digo, isto é o que a Palavra de Deus nos garante. A nova aliança, as boas novas
nos diz isso. Ei, e isso não é bom? Declarar que somos curados e recebermos cura? Não é bom sabermos que há cura disponível ao confessarmos que Jesus levou nossas doenças na cruz?
(Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (presenteador) dos que o buscam.


Jesus, nos ensina, sobre fé (certeza sobre sua Palavra), coisas importantes como:
(Marcos 11:22) - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus (algumas traduções diz em FÉ DO TIPO DE DEUS); é que fé é essa? é uma fé que sabe que a Palavra de Deus é a boa semente que germina bons frutos e que tem o poder criativo de trazer a existência aquilo que não existe. Vemos isso pela própria criação da terra:
(Gênesis 1:3) - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
(Gênesis 1:6) - E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
(Gênesis 1:9) - E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E DEUS DISSE, E DEUS DISSE....E DEUS VIU!


No novo testamento entendemos a importância de sabermos isso:
(Hebreus 11:3) - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.


Jesus ainda nos ensinou:
(Marcos 11:23) - Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se
fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
(Marcos 11:24) - Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
Jesus não mentiu. Nos deu um exemplo através de um monte, algo que naturalmente aparenta ser difícil, mas para o que tem fé e declara fé não há impossíveis.
Não há curas impossíveis a Deus, O QUE PRECISAMOS É ABRIR NOSSA BOCA COM FÉ E DECLARARMOS QUE EM CRISTO JÁ SOMOS CURADOS!
Ainda podemos crescer em fé:
(Mateus 8:26) - E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
Jesus não estava elogiando os discípulos por terem pouca fé, mas exortando para que crescessem em fé!


Com isso podemos afirmar que duas das indagações iniciais abordadas são CORRETAS segundo as bases bíblicas que vimos até aqui:
• A pessoa atingiu um nível (um tamanho) de fé que permitiu que Deus a curasse.
• É direito do cristão a cura, pois Jesus conquistou isso na cruz.


Nas demais questões ainda há afirmações corretas, pontos a serem considerados e equilibrados, mas veremos na continuação de nosso estudo.


Vocês são curados em Cristo Jesus!


Sejam abençoados pelo conhecimento e prática da Palavra.


Em Cristo, com amor,




Antonio Maia




REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES


(Efésios 1:18) - Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;


(Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;


(Hebreus 13:8) - Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.


(Oséias 4:6) - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.


(João 8:32) - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


(II Coríntios 5:7) - (Porque andamos por fé, e não por vista).

0 comentários:

Postar um comentário