terça-feira, 1 de setembro de 2009

TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO, SELADOS POR ELE


Graça e Paz a todos meus amados irmãos em Cristo.
Graças ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois hoje podemos contar com o poder dos céus! Por Cristo estamos nas regiões celestiais à direita do Pai juntos, afinal somos seu corpo e Ele nossa cabeça (Efésios 1:20 - 23)! Aleluia! Isso é grandioso meu amado!

Gostaria de iniciar o conteúdo de hoje com algumas perguntas aos que nasceram novamente:
Entrar na presença de Deus? Sair da presença de Deus? É possível isso para um cristão? A Palavra nos garante que fomos selados pelo Espírito Santo e que somos templo, morada do Espírito Santo (Efésios 1:13 - I Coríntios 3:16). Com isso amados podemos entender que é impossível sair da presença de Deus depois que nascemos novamente.

Dou importância a esse assunto, pois tenho visto alguns amados irmãos não tendo essa consciência de que estamos na presença de Deus de dia e de noite, afinal Ele habita em nós.
Não considerar isso é prejuízo para as vidas! No amor de Cristo irei compartilhar algumas coisas, com base na Palavra, que fazem diferença em minha vida e creio que podem fazer diferença na vida de todos os que crerem:


- Estamos selados pelo Espírito Santo
(Efésios 1:13) - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
(Efésios 1:14) - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
A Palavra nos garante que crendo no Evangelho (as palavras de Jesus) fomos selados com o Espírito Santo que o Senhor havia nos prometido e este selo é o penhor (selo como sinal de propriedade de Deus), ou seja, a garantia que somos DELE e que temos a herança do Senhor.


- O Espírito Santo não fica entrando em saindo de nós
Diferentemente do Velho testamento em que o Espírito de Deus se afastava dos reis, sacerdotes e profetas, como foi o caso do rei Saul, hoje a palavra do novo testamento, da nova e superior aliança não menciona nada a respeito disso, muito pelo contrário, a garantia que somos do Senhor é termos o Espírito Santo.
(Romanos 8:9) - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
(I Corintios 3:16) - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
(II Timóteo 1:14) - Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
Contudo, se o cristão, mesmo experimentando os benefícios de ter o Espírito Santo habitando decidir apostatar (desistir) da fé ele poderá O extinguir / eliminar o Espírito Santo de sua vida (veja que o Espírito não sai por si, mas nós provocamos isso). O apóstolo Paulo não recomenda tal ato -(I Tessalonicenses 5:19) - Não extingais o Espírito. - e o apóstolo João também menciona sobre estas pessoas que apostaram da fé, desistiram e expulsaram o Espírito Santo de suas vidas (ele trata como pecado para a morte e não nos recomenda nem orar, pois não estão dispostos a ter o Espírito Santo):
(I João 5:16) - Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
(I João 5:17) - Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
Paulo também retratou através do Espírito Santo o que poderia acontecer em relação a estes que desistiriam da fé no evangelho e de ser morada do Espírito Santo. Ele informa que alguns dariam lugar a espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Vale ressaltar que a Sã doutrina (doutrina baseada da Palavra), o conhecimento da Palavra e da realidade da habitação do Espírito Santo em nós é a garantia para não servirmos estes espíritos e doutrinas de demônios.
(I Timóteo 4:1) - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;


- O Espírito Santo se entristece, mas ainda habita em nós
(Efésios 4:30) - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Nesta passagem Paulo retrata com clareza que o Espírito Santo se entristece quando pecamos com pecados que não são para a morte e não O ouvimos, mas continua nos mantendo SELADOS, ou seja, Ele não sai e não nos abandona. O fato de o Espírito estar triste é por termos dado lado à carne e, no caso dos cristãos, isso significa não estarmos sensíveis em nosso espírito (nossa carne começa a tentar nos guiar, mas devemos andar em espírito) nos impedindo de sermos guiados por Ele. Dessa forma também não receberemos nossas bênçãos de Deus e não conseguiremos ter a vida que Ele nos preparou e que Jesus nos concedeu pelo seu sacrifício na Cruz. Isso verdadeiramente entristece o Espírito Santo, pois Ele é o poder de Deus operando em nós é o que O alegra e estarmos abertos aos seus comandos e direções para sermos felizes em tudo.


A conclusão que gostaria de deixar para os amados irmãos que a consciência de que o Espírito Santo não sai em pecados que não são para a morte (não desistir da fé) nos dá temor (entendam, não é medo e sim respeito) de que seja o que estivermos fazendo, sejam coisas boas ou ruins, Ele estará em nós que tivemos o novo nascimento. Portanto, opte por sempre fazer as coisas boas que alegram o Espírito. Você será feliz em todos os seus feitos na presença de dEle, hoje conhecida como presença constante.


Aleluia! Que toda honra e glória seja do Senhor Jesus.

Sejam abençoados pelo conhecimento da verdade e pela prática da Palavra.


Em Cristo, com amor,

Antonio Maia


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES


(Efésios 1:20) - Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.
(Efésios 1:21) - Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
(Efésios 1:22) - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
(Efésios 1:23) - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito de ter estudado o que postaste. Que Deus continue te abençoando em nome do Senhor Jesus. MAS EU ESTOU PREOCUPADO COM O SEGUINTE: o antigo testamento é sombra. E se no antigo testamento Deus escolheu muitos mas depois salvou poucos os fiéis,

Unknown disse...

Não será o caso de, dos muitos que forem selados alguns intristecerem o Espírito Santo e perderem a salvação ????

Postar um comentário