quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HERDEIROS DE UM NOVO E BOM TESTAMENTO, LIVRES DA MALDIÇÃO DA LEI E CERTOS QUE DEUS É BOM EM TODO O TEMPO!



Graça e Paz a todos meus amados irmãos em Cristo. Confesso que amo todos vocês e certamente me preocupo com certas doutrinas que têm sido ensinadas. Amo todas as denominações e ministérios que pregam o evangelho de Cristo! Creio que todos estamos avançando em conhecimento, mas não posso deixar de manifestar o cuidado que acredito ser ideal quanto à doutrina, ao genuíno Evangelho de Cristo ou Boas Novas: Paulo cita o seguinte texto sobre o assunto:
(II Timóteo 4:3) - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;


A sã doutrina do Evangelho, que significa boas novas, não pode envolver algo ruim, pois seria contraditório (boas novas que não são tão boas??). Vale lembrar que possuímos um Novo Testamento, uma aliança superior selada pelo Sangue de Cristo e estendida a nós pelo envio do Espírito Santo. Quando falamos naturalmente de um testamento logo nos remetemos a bens, coisas de valor e não dívidas. Desta forma cremos que a sã doutrina nos deixa um novo e bom testamento que traz as riquezas do Reino de Deus através de Jesus Cristo, sendo que toda a dívida da Lei foi paga e toda maldição eliminada. Mas muitos agora devem estar se perguntando: Irmão, e o que fazemos com o velho testamento que relata coisas más que Deus fez? Minha resposta é rápida: O entendemos à luz do Novo Testamento.
Para isso precisamos considerar algumas condições:
1) Após a queda de Adão o homem se afastou de Deus, tornando-se mais distante. Se o homem conhecesse plenamente Deus, Jesus Cristo não precisaria se manifestar em carne para demonstrar o caráter do Pai (Jesus é a expressão exata do Pai) e vejam, Jesus em momento algum fez o mal, colocou coisas ruins nas pessoas, muito pelo contrário.(João 14:10) (Atos 10:38).
2) O homem não conhecia as obras do diabo e atribuía todos os feitos (BONS E RUINS) a Deus, mas Jesus no revelou que quem rouba, mata e destrói é o ladrão, a saber, o diabo (João 10:10).
Com isso irmãos, devemos tomar muito cuidado ao ensinar nos dias de hoje textos do Velho Testamento. Devemos ter a convicção que será considerado à luz do Novo Testamento.


Vejamos como o Senhor nos libertou através de Jesus da Maldição da Lei:
(Deuteronômio 28:15) - Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
...até o versículo 60 de Deuteronômio 28 são descritas todos os tipos de maldições e ainda é dito no versículo 61:
(Deuteronômio 28:61) - Também o SENHOR fará vir sobre ti toda a enfermidade e toda a praga, que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído.


MISERICÓRDIA, olhando pra esse texto sem conhecimento do novo testamento e sem considerar as condições do povo do velho testamento em relação ao conhecimento de Deus até desmotivamos. No velho testamento a humanidade estava sendo preparada para viver a plenitude dos tempos que é o tempo que vivemos hoje. Vejam:
(Gálatas 4:4) - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
(Gálatas 4:5) - Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
(Gálatas 4:6) - E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
(Gálatas 4:7) - Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
(Gálatas 4:8) - Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
(Gálatas 4:9) - Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?


O resgate da Maldição da Lei (todas as maldições de Deuteronômio 28: 15 ao 61)
(Gálatas 3:13) - Cristo nos RESGATOU da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;


Estamos resgatados, salvos e libertos da maldição da lei! Glória a Deus por isso!
No próprio livro de Deuteronômio já estava previsto o que Jesus Cristo fez por nós:
(Deuteronômio 21:22) - Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,
(Deuteronômio 21:23) - O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.


Jesus veio também com a missão de libertar e curar os oprimidos do diabo e continua fazendo isso até hoje pela autoridade que nos deu pelo seu Nome:
(Atos 10:38) - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
(Mateus 8:17) - Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.


Pode Deus nos ferir, nos matar, nos provar por doenças? Pode Deus ter DUPLO CARÁTER? Hora ser bom e curar e hora tomar a forma de diabo e nos colocar doenças para nos provar? NÃO!!! VEJAM:
(Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, EM QUEM NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO.


Ahh, mas muitos devem estar pensando: Irmão, e a IRA de Deus?
(Efésios 5:6) - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.


De fato a ira existe. Ira representa a indignação de Deus e significa que Ele nada pode fazer por aqueles que conhecem a sua Palavra e a desobedece. As misericórdias de Deus sustentam os desobedientes por algum tempo, mas chega um tempo em que eles ficam vulneráveis às ações do diabo nessa vida. Ainda ficam correndo riscos de perder a salvação (vida eterna) e serem condenados ao Lago de fogo (sofrimento eterno). Agora pense, você ama a todos, dá sua Palavra de Salvação e deseja que todos se salvem (I Timóteo 2:4) e ainda assim desobedecem, isso não provoca ira? Mas Deus nada faz a estes, os desobedientes sim decidem perder a proteção dEle.


Ainda temos o versículo que diz que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo:
(Hebreus 10:30) - Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
(Hebreus 10:31) - Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.


Como já foi dito, Deus deseja que todos se salvem. Nos concedeu uma forma para que isso acontecesse que foi dar seu Filho amado para a salvação de todos. Os que não usufruírem deste benefício concedido serão julgados. Galardões serão dados para os salvos e condenação ao sofrimento eterno para os que não deram ouvidos às Palavras de Jesus.


Para não restar nenhuma ponta de dúvida, quero me adiantar falando de Jó. Sei que muitos Cristãos se apegam a estes relatos bíblicos para justificar possíveis provações, contudo provações que Deus não tem por prática. Pretendo tratar esse assunto com mais cuidado em outra oportunidade, apenas ficam duas passagens que demonstram que Jó possuía medo (ausência de fé) e reconheceu que não conhecia verdadeiramente a Deus:
(Jó 3:25) - Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
(Jó 42:3) - Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.


Amados, tenha certeza que Deus É BOM e Ele já nos ABENÇOOU em Cristo:
(Efésios 1:3) - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual NOS ABENÇOOU COM TODAS as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;


Saímos da condição de malditos para ABENÇOADOS! Ele apenas quer que sejamos praticantes de sua Palavra, garantia que seremos bem sucedidos em tudo o que fizermos:
(Tiago 1:25) - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor (praticante) da obra, este tal será bem-aventurado (muito feliz) no seu feito.


Aleluia! Essa é a nossa fé! Isso é o que nos faz cada vez mais ser atraídos por esse Deus bom, um PAI BOM que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou imaginamos através de seu amado Filho e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! (Efésios 3:20)


(Salmos 107:1) - LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua bondade dura para sempre.


Sejam abençoados pelo conhecimento e prática da Palavra.


Com amor, em Cristo,
Antonio Maia


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
(João 14:10) - Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
(João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
(Efésios 3:20) - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

0 comentários:

Postar um comentário